segunda-feira, 16 de abril de 2018

Entendo Colossenses

     A literatura  Paulina é muito rica e é  um dos arcabouços para a fé cristã.  Hoje vamos explanar sobre a da carta de Paulo aos Colossenses, usando como referência a própria palavra de Deus.

     Segundo a maioria dos pesquisadores a Epístola de Paulo ao povo de Colossos foi escrita em torno de 60 d.C .  Ela foi escrita quando Paulo estava preso em Roma e há indício de que Timóteo o tenha auxiliado na escrita da mesma ( Cl 1:1).

    Colossos era uma província da Ásia Menor que estava sob domínio do Império Romano , onde hoje é localizada a atual Turquia . E foi com auxílio de Epafras, um dos colaboradores de Paulo que a igreja de Colossos foi fundada ( Cl 1:7-10) e muito provavelmente Paulo nunca esteve lá pessoalmenter

    Paulo instruiu os Colossenses a se manterem firmes no conhecimento de Cristo , colocando- o como Senhor supremo de todas as coisas, e que por meio da Cruz, Deus restabeleceu a paz com a sua criação ( Cl 1: 15-20).

    Deus revelou o seu segredo pela vida e ação de Jesus Cristo e trabalhou para crescimento desse Evangelho. Ele afirma que por Jesus estão escondidos toda a sabedoria necessária.  E exorta- os a não se deixarem enganar por falsas doutrinas (Cl 2:2-4).

    Aqueles que se aprofundassem no conhecimento de Cristo  teriam sua fé fortalecida e não se deixariam ser escravizados por doutrinas de homens. Para isso Cristo os revestiria da verdadeira circuncisão,  que é a espiritual, perdoando os pecados por meio da Cruz, símbolo da vitória  de Deus contra o mal (Cl 2:11-15).

    Cristo libertou a todos das leis desse mundo, que em nada servem para vencer a carne, portanto não se pode deixar ser levado por ensinamentos vãos que não edificam o Espírito. (Cl 2:16-23).

     Se fomos todos ressuscitados para uma  vida em Cristo,  devemos estar atentos às coisas celestiais. O homem deve fugir do pecado que se era praticado antes de se conhecer as verdades sobre Deus, seja judeu ou gentio, enchendo-se dos adjetivos de Deus, em especial do amor, que leva o indivíduo a estar em paz,  sempre agradecendo a Deus por tudo que ele fez e faz por meio de Cristo Jesus  (Cl 3:1-17).

      Paulo aconselhou esposas, maridos e filhos  a viverem com integridade, assim como os escravos ( os escravos viviam num contexto diferente do que entendemos por escravos) e senhores de escravos, para que todos encontrassem beneficios diante de Deus. (Cl 3: 18-25, 4:1), e solicita que todos se disponham a oração,  e que  em suas orações se lembrasse dele que estava preso, solicitou ainda que todos andassem em sabedoria e em diálogo amistoso com quem quer que seja (Cl 4: 2-6).

     Em suas instruções finais ele avisa que estaria enviando Tíquico e Onésimo a Colossos para animar os Colossenses a perseverarem. Ele também cita outros colaboradores nas saudações finais: Aristarco, companheiro de prisão,  Marcos, Jesus o justo, e o próprio Epafras quem o auxiliou na edificação da Igreja de Colossos , além de Lucas quem escreveu o Evangelho e Atos dos Apóstolos , estes estavam em oração pela igreja. Ele solicitou que a carta também fosse lida em Laudiceia e que Aquilo, um dos seus colaboradores deveria ' realizar o ministério que o Senhor Deus lhe deu' ( Cl 4-7:17).
 
     Concluindo , Colossenses foi escrita para os primeiros cristãos com finalidade alertar que Jesus é único e suficiente para a salvação dos homens, e que é  necessário se encher de seu conhecimento , para se afastar das heresias que estavam surgindo naquele período.

 Cristo é o nosso modelo moral a ser seguido, por todos aqueles que creem nele.

                                                                             Por Lidiane A. S. Sousa
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entendo Colossenses

     A literatura  Paulina é muito rica e é  um dos arcabouços para a fé cristã.  Hoje vamos explanar sobre a da carta de Paulo aos Colosse...